sábado, 31 de agosto de 2013

das coisas estranhas

Ter uma moeda de 10 kwanzas (Républica de Angola), estranhamente parecida com uma de 2€, na carteira, sem nunca lá ter ido e sem ter dado por isso no momento em que a recebi. Quer-me cá parecer que alguém anda a tentar a enganar as máquinas do comboio e tendo em conta que 10 kwansas equivalem a qualquer coisa como 8 cêntimos alguém não se anda a sair nada mal, não. Resta-me tentar a minha sorte numa dessas máquinas e passar a moeda a outro. Peço desculpa, tá?

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

e estamos de volta a The Strokes e a tudo o que isso implica*


*pois claro que me estou a referir ao Julian(o)

retirado directamente dos rascunhos

Não acredito em Deus. Custa-me muito crer nisso depois de 5 anos de fórmulas, de cálculos, de física clássica e quântica, de química e biologia, de electrónica e matemática. Custa-me crer que um qualquer maluco, entidade física ou não, se tenha dado ao trabalho de juntar os números certos, nem um cagagésimo acima ou abaixo, para fazer um universo repleto de coisas potencialmente fantásticas a dezenas, centenas e milhares de anos-luz de nós, que não vão ser entendidas em tempo útil: o meu tempo de vida. Há ainda a necessidade de perceber aquilo que se passa dentro do nosso crânio, se essa coisa da alma existe mesmo, onde está alojada, ou se não passamos de um mero conjunto de sinapses com uma personalidade merdosa à segunda-feira. Há sempre uma barreira que se coloca à nossa frente quando deitamos abaixo uma, assim como se descobrem sempre sub-partículas na matéria, uma sequência de coisas incrivelmente pequenas e que funcionam de forma enigmática para nós, por mais que se tente arranjar modelos que as descrevam.
Parece-me tudo demasiado efémero no ser humano para que possa existir um sentido maior por detrás disto tudo. Sei lá eu se vou parar a outro universo quando deixar de estar viva, se vou para o inferno, se me vou transformar numa planta por causa da minha falta de paciência para pessoas chatas e más. Sei lá eu se vou sair de um pipi outra vez. E de que me interessaria saber isso, se não vou ter lembranças do que se passou antes, se não me vou cruzar com as pessoas de quem gostava. E mesmo que cruzasse não me ia lembrar de nada, pelo menos até agora ainda ninguém teve uma epifania dessas.
De que me serve saber de alguma coisa se continuarei a viver uns míseros 70 anos, dos quais só cerca de 40/50 (se tanto) serão realmente bons física e psicologicamente. Descubram-me uma forma de não envelhecer e aí logo falaremos. Quero lá saber que não haja espaço aqui para todos, era a primeira a voluntariar-me para mudar de planeta. 
Por outro lado, seria a pessoa mais feliz do mundo se pudesse debater com outros as teorias já validadas acerca da origem do universo e da estupidez humana. Ainda assim, creio que esse fascínio não duraria muito tempo. Depois de já sabermos tudo, vamos viver para quê? Para ver a próxima aplicação do iPhone, acomodados nas nossas maravilhosas casas flutuantes, com os nossos filhos programados geneticamente e com uma nave fora da porta para ir passar as férias a outra galáxia? Não me parece.
Okay, isto foi tudo para dizer que me estou nas tintas para Deus e para religiões e para gente chata e que não tenho absolutamente nada contra quem acredita e se agarra a isso. Só quero continuar a dar beijos na boca, a receber abraços apertados que quase fazem as minhas costelas ceder, a rir-me das minhas e das palhaçadas dos outros, a ter dinheiro para comer coisas muito calóricas, para viajar, comprar livros, discos e bilhetes para concertos.

Magnífico Material Inútil #2

É o que me vem à cabeça de cada vez que olho para a minha tese.

Magnífico Material Inútil

Geralmente, as partes das músicas que gosto mais são aquelas com papararapaparara ou lalalalalalala ou ohohohohohoh.

When the lights go out

Que livro ler a seguir à Margarita e o Mestre? Os Maias, A Guerra dos Tronos, A Paixão, Pela Estrada Fora, O Amor é Fodido ou Alexandra Alpha?

música para os meus ouvidos

terça-feira, 27 de agosto de 2013

edição especial de música para os meus ouvidos visto que me serviu para os títulos dos milhentos posts de hoje


Vem Devagar (Leva Tudo)

Vou finalmente buscar os meus CDs (Humbug, Paus, XX). Bigben para breve, possivelmente. Yay.

música para os meus ouvidos


Não Sei Desenhar Barcos

Nem deixar a blogosfera.

Helena Aquática

Estou mais anti-social do que nunca.

Tira lá isso Daí

Estava a falar do livro, não de nenhum animal de estimação perdido.

Encontrei os teus Dentes

Finalmente apareceu a Margarita. Finalmente.

Eusébio no Deserto

Já não sei ser do Benfica.

Quis não Quis

Teoricamente, começava a dieta no início de Setembro. Depois lembrei-me que só entrego a tese no final de Outubro. Se calhar, não é a melhor altura para fechar a boca.

não suporto

Aquelas citações que as pessoas (??) põem a acompanhar fotos no Facebook/Instagram/Whatever. A sério. Parem, por favor. Fere a vista quase tanto como os vossos pés feios.

sábado, 17 de agosto de 2013

Aquele filme que te prometem fazer dar muitas gargalhadas e tu mal esboças um sorriso

Paulette.

Half A Person

Eu fazia parte da minoria, pelo facto de ser filho único. Desde pequeno que isso sempre provocara em mim um certo complexo de inferioridade. Sentia que era, por assim dizer, um ser à parte, a quem faltava qualquer coisa que a todos os outros pertencia por direito próprio.
Detestava a expressão «filho único». Sempre que a ouvia, tinha a impressão que me faltava qualquer coisa - era como se não fosse um ser humano completo. Aquelas palavrinhas juntas tinham o efeito de um dedo acusador apontado na minha direcção como se significassem: «Tu és uma criatura imperfeita».

Haruki Murakami in A Sul da Fronteira, A Oeste do Sol

também gostava de comentar essa coisa do Lorenzo que se fala por aí

Mas estou indecisa entre começar pelo ar arrogante e de quero-matar-toda-a-gente-que-me-aparecer-à-frente, já para não falar da falta de profissionalismo, da Judite de Sousa, despoletado quiçá pela situação (des)amorosa em que esta se encontra, ou se calhar sempre foi assim, não sei, nunca gostei particularmente da senhora, nem nunca perdi tempo a ouvi-la (à excepção desta vez), ou se pelo facto de o Lorenzo ter investido em tudo menos naquilo que lhe fez mais falta naquele momento, ou seja, a sua educação (escolar), porque, em querendo, em meia dúzia de palavras, mandava a senhora passear, mas assim em bom, com educação e inteligência, dando-lhe as respostas certas ou cortando-lhe as vasas quando ela começava, qual senhora despeitada, a investir sobre ele. Mas não. Assim foi só mais um dos espectáculos decadentes que a nossa televisão continua a protagonizar.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Shimbalaiê

Ando movida a geladinhos, beijinhos e abracinhos.

Limp

Quando estamos há duas semanas à espera de um mail podemos assumir que este já não vai chegar?

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

domingo, 4 de agosto de 2013

mais um mês sem lá voltar

Eu sei que não devia andar a ver o blog do Cláudio Ramos, mas uma pessoa às vezes vê-se sem paciência para muito mais e lá acaba por ceder à tentação de ir espreitar certos e determinados blogues com a desculpa do tédio em primeiro lugar e com a do "deixa cá ver se isto melhorou desde a última vez que lá fui e quis arrancar os olhos" em segundo. Pois que não, não melhorou, agora o senhor até diz que as t-shirts que usa são compradas na Pull de senhora. De senhora. De. Senhora.

coisas que eu aprendi ontem

Que o gin tónico do Peter's Cafe Sport é uma merda não vale nada*. Que não se põe gelo no gin, a água tónica é que deve estar fria, caso contrário estão a beber a água mais cara do mundo, e ainda por cima é da torneira. Que o gin que ele serve nem sequer é Gordon's, mas sim uma porcaria qualquer que ele compra baratinho, e que nem sequer há possibilidade de pedir do bom (mesmo pagando mais), portanto, meus amigos, não confiem em tudo o que se diz/lê por aí. Já para não falar de outro tipo de assuntos que prefiro não expor aqui, ainda o homem me põe em tribunal, credo.

*neste momento, mas diz que o do fundador era mesmo bom.

sábado, 3 de agosto de 2013

apelo

Por favor, parem de colocar fotos dos vossos pés horrendos no Facebook. Não é bonito de se ver.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Deixa morrer

Ando a tentar manter a calma por ainda não ter recebido uma resposta que, segundo o que me disseram, ia receber já na segunda feira desta semana. Não preciso lembrar que hoje já é quinta, pois não? Não.

Ando a tentar manter a calma e não me meter a comprar livros a torto e a direito, até porque tenho três para levantar quando voltar.

Ando a tentar manter a calma porque só trouxe um livro comigo porque: Vais é para trabalhar na tese, não é cá para andares a ler livros de quase 700 páginas! Pois, já estamos a caminho das 450.

Ando a tentar manter a calma porque um certo médico não responde à minha convocatória, e eu preciso mesmo de reunir com um médico (já estou por tudo, pode ser um qualquer) para poder avançar certos capítulos da tese. Duas semanas e... Nada.

Ando a tentar manter a calma porque estou num pedaço de terra com 142 quilómetros quadrados rodeada por mar por todos os lados.

Ando a tentar manter a calma porque não tenho à distância de um braço o senhor que me atura.